XIV
Como tudo nos indica, a Estrada Nacional Nº 3 teve há longos anos o seu início em Lisboa com a direcção de Vila Franca de Xira, Carregado, Santarém, Entroncamento, Mouriscas, Castelo Branco, Guarda, enfim!...
Deste modo e como nesse tempo a Tecnologia era de fracos recursos, o homem procurava encontrar alguns meios que o facilitassem em muitas tarefas no seu dia a dia. Já muito mais tarde e que ainda me lembro, foi feita a Estrada Nacional Nº 358, partindo esta de outra, Torres Novas/Tomar, que tomou a direcção Lamarosa, Santa Cita, Castelo de Bode, Martinchel, Cabeça das Mós, Mouriscas (estação C.P.) no total de
Deste modo servem pela mesma ordem Oeste-Leste e Oeste-Sul, ou com pequenas alterações.
O número de veículos pesados e sobretudo ligeiros, aumentou aos milhares por cada ano no nosso País. O progresso é irreversível e assim também as Auto-Estradas tiveram que avançar com percursos em várias direcções e longitudes... Foi assim que a A23, com grande sucesso, atravessou pelo meio a freguesia de Mouriscas, com a direcção Oeste-Leste e com os respectivos acessos. Também é de realçar que há cerca de 130 anos se construiu a linha da Beira Baixa dos Caminhos-de-ferro Portugueses, que no seu maior percurso ladeou o Rio Tejo, sendo assim nesse tempo os pioneiros a servir os transportes de pessoas e mercadorias.
Assim, continuaremos a viajar por todo o País pelas Estradas, Auto Estradas, ou Caminhos-de-ferro Portugueses!
Com muita animação e alegria e vendo na Internet Mouriscas no Seu Dia-a-Dia.
Joaquim António de Matos