Se quiser participar neste BLOG, envie a sua mensagem para o seguinte endereço electrónico: mouriscas.movimento@sapo.pt - - - - - - - - - - - - - - Para nos consultar: http//mouriscasmovimento.blogs.sapo.pt
Quarta-feira, 29 de Agosto de 2007
À MESA DO DIÁLOGO COM OS NOSSOS LEITORES

É sempre gratificante encontrar alguém que partilhe dos problemas que temos e que nos esforçamos por confrontar, hoje afectado a nós, amanhã ao nosso vizinho, e desse modo dando a volta a todos.

Por tal razão a todos quantos se dignaram tecer considerações à volta dos artigos que temos escrito sobre a problemática em que estamos envolvidos, as nossas cordiais saudações. – Bem-vindos a “Mouriscas em Movimento”!

Obviamente que sobre assuntos como, Concentração Associativa, participação dos cidadãos na situação decorrente e outros de cariz semelhante, as opiniões serão sempre um tanto diversas, contudo motivadas pela intenção comum de alguma coisa ser possível e desejável melhorar – esse o dado estável e positivo à volta do qual muito nos apraz que os cidadãos - conterrâneos , amigos e apoiantes, estejam contribuindo com a sua colaboração.

Muitos dos nossos leitores entendem que os pontos de vista que temos defendido não são os desejáveis, com efeito achamos isso muito correcto, até porque não temos pretensões a “iluminados” nem nos pretendemos candidatar a qualquer cargo político administrativo, logo as nossas opiniões serão de valor igual às de qualquer outro mortal, mais ou menos aberrado como nós; defendemos no entanto que eventuais opções deverão ser devidamente fundamentadas.

Então estando a surgir uma corrente de opiniões e manifestações visando uma sensibilização e um assumir de posições e responsabilidades perante os destinos da nossa terra, nós estamos com todos que assim o entendem e até por algumas vezes temos tido oportunidade de abordar a situação com o Snr. Presidente da Junta, embora se trate de situação um tanto em fase embrionária.

 

Observamos no entanto que temos sido norteados pelo conferir de algo de útil à freguesia e não privá-la do pouco que tem, e até tendo em conta que no momento existe uma legislação a nível nacional, e uma Comissão Social a nível de freguesia, cujo propósito é atenuar os casos de exclusão existentes, e que segundo a nossa opinião a própria Freguesia é em si um caso de exclusão sob certos aspectos, todavia sem ignorar que também tem o seu lado positivo noutros aspectos. Portanto há aqui uma caracterização própria da freguesia, mais particularmente na sua dispersão e modelo urbanístico que não desejaríamos ignorar nem confundir com outras urbes totalmente diferentes da nossa, e para o que apelamos aos nossos leitores a não ignorarem este pormenor.   

 

Entretanto desejaríamos observar também que quando se entra numa situação existe a tentação para se abrir a porta com demasiada força tantas vezes escaqueirando o que está por detrás desta e que pode ser coisa digna de se aproveitar. Pensamos que não será de ignorar esta particularidade.

 

Adicionalmente observamos ainda que dado nunca no passado ter estado em curso entre nós qualquer processo desenvolvimentista semelhante ao que actualmente se está esboçando, obviamente que nunca os Órgãos Autárquicos de então se viram envolvidos em tal situação, daí que entendemos compreensível a nossa actual Autarquia olhar com reservas o seu envolvimento no processo que se lhes está a apontar, então, como tudo na vida, isto necessita de compreensão, amadurecimento e boa vontade para o empenhamento que a todos diz respeito.

 

Aos nossos estimados leitores passamos a palavra.

                                                                          Cordialmente

                                                                              B. Sério



publicado por mouriscasmovimento às 11:58
link do post | comentar | favorito
|

3 comentários:
De Anónimo a 15 de Setembro de 2007 às 13:07
Sr B .Sério:

Este será o último comentário que envio ao Blog "Mouriscas em Movimento", que em minha opinião talvez deva mudar o nome para "Mouriscas sem Movimento".

"À MESA DO DIÁLOGO COM OS NOSSOS LEITORES " não passa de um monólogo e um tremendo equivoco!

Todos sabemos que o renascimento do tecido económico das Mouriscas (por pequenino que fosse) não passa pela acção dos elementos que formam, ou formaram um Blog, muitos dos quais nem sequer dão a cara, mas sabemos que existem e influenciam o que se vai escrevendo.

Dizia eu, no meu último comentário, que se entrava em Agosto com uma esperança ténue de ver lançado um movimento de vontades para romper com a inércia colectiva dos mourisquenses , julgando estar a ir ao encontro da corrente de opinião do próprio Blog (leiam-se vários artigos escritos pelo Sr. B . Sério a esse respeito). Estava completamente enganado!...

Que o Presidente da Junta de Freguesia entenda que os problemas que nos afectam (sobretudo na área de maior produção e criação dalguma riqueza na terra)não lhe diz respeito, só poderá ser explicado pelas conivências políticas actuais. Algum desenvolvimento económico que houvesse, ainda que em pequena escala que fosse, arrastaria o bem-estar social dos mourisquenses .

Contudo são os três últimos parágrafos do artigo publicado em 29/08/2007 que surpreendem e decepcionam, porque são um "autêntico travão a fundo" em qualquer vontade de mudança. São uma epopeia ao imobilismo existente!

Afinal escreve-se há meses no Blog que é preciso uma maior intervenção dos mourisquenses no sentido de levar a cabo acções práticas na terra, que não se deveria esperar que outros nos venham ajudar, que os mourisquenses estão desunidos, que deveriam/poderiam ser desenvolvidas várias ideias apresentadas pelos leitores, etc. Tudo isto para quê se é o próprio Blog que acabou por dar esta "cambalhota".

O Blog "Mouriscas em Movimento" deu uma volta de 360 graus. Estamos no ponto de partida e já passaram vários meses!...como acima sugeri adoptem o nome "Mouriscas sem Movimento" e escrevam mais artigos do género do que foi publicado em 29/08/2007.

As Mouriscas estão bem e recomendam-se, pois temos sempre a A23 para se chegar rápido a Abrantes e Lisboa. Também temos as Festas de Verão, "à fartasana", para beber umas boas imperiais. Depois ainda há os incêndios e incendiários para nos divertirem, porque arrastam para aqui os aviões e helicópteros o que acaba por dar uma imagem movimentada da terra.

Despeço-me de forma cordialmente triste, exortando os mourisquenses a promover o Blog "Mouriscas - Mudança Urgente".

Patrício Silva


De Anónimo a 18 de Setembro de 2007 às 22:00
Caros conterrâneos B . Sério e Patrício Silva,

Também eu estou estupefacto com mais este desencontro entre mourisquenses !...

A presente situação espelha bem a divisão existente na terra, que poderá ser traçada por motivos políticos e geográficos, mas existem outros.

Efectivamente parecem existir dois modelos antagónicos de mourisquenses . Existe o que pensa e deseja que a Freguesia progrida, e o outro que tem medo de qualquer mudança e acha que tudo deve ficar como está!...

Não vivo na terra, pelo que me escaparão algumas das vicissitudes do dia-a-dia, mas pessoalmente estarei inclinado em pensar que a terra precisa de mudança, e isto não significa que "se tenha de por de lado o que quer que seja", pelo que me parecem infundados os receios do Sr. B . Sério.

O facto de nunca no passado se ter tentado enveredar pela via que foi proposta, também poderá justificar, em parte, como se chegou à situação actual.

O tipo de povoado característico das Mouriscas não é inibidor de desenvolvimento , antes pelo contrário. Imagine-se que todas as casas em ruínas, ou em vias disso, existentes nas Mouriscas eram reconstruídas e habitadas?1...estou a falar de várias dezenas de fogos, como todos saberão. Se isso fosse conseguido, daria trabalho a muita gente, aumentaria o comércio existente, seria um factor que poderia inverter a desertificação da terra e seria benéfico em muitos outros aspectos que nem sequer vou enumerar.

Não estamos a descobrir nada de novo, apenas é preciso iniciativa e arriscar alguma coisa, pois sem isso nada se consegue.

Cumprimentos,

Heitor (XII)


De Anónimo a 19 de Setembro de 2007 às 19:37
Correcção do artigo de 18/09/2006:

Autor: Assina com o pseudónimo de Leitor

N.º de Série (XIII)


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

MOURISQUENSES ADOPTIVOS...

M O U R I S C A S ! ...

MOURISCAS COM ROCK INTERN...

...

Mensagens dos leitores (5...

Mensagens dos leitores (5...

MOURISCAS NA ROTA DO SEU ...

No próximo domingo...

Mensagens dos leitores (5...

Mensagens dos leitores (5...

arquivos

Outubro 2011

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Agosto 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Maio 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds