Se quiser participar neste BLOG, envie a sua mensagem para o seguinte endereço electrónico: mouriscas.movimento@sapo.pt - - - - - - - - - - - - - - Para nos consultar: http//mouriscasmovimento.blogs.sapo.pt
Quarta-feira, 1 de Agosto de 2007
“BLOG” EM … MOVIMENTO

æ           <           ü           È           þ           J

(texto já publicado na Compilação nº 11)

9 de Abril de 2006

     Esta foi a data em que os primeiros textos foram publicados neste “blog”.

     Algumas semanas antes do “tal” dia, houve uma reunião, na qual estiveram presentes alguns dos membros que fazem parte de um grupo de reflexão, que se tem vindo a reunir periodicamente, para discutir alguns dos problemas que afectam a nossa freguesia.

     Nessa primeira reunião, decidiu-se que deveria ser criado um “blog”, para que todos os mourisquenses (do grupo ou exteriores a ele) pudessem manifestar as suas opiniões.

 

 

Os nossos objectivos

     Este é o momento em que se pode afirmar que alguns dos nossos objectivos estão a ser atingidos…

     Motiva-nos o facto de constatarmos que nos dois últimos meses, já houve mais de duas dezenas de participações.

     Eis, então, um bom motivo para continuarmos envolvidos no “nosso” projecto.

     O primeiro objectivo está a ser atingido: os mourisquenses estão a dialogar sobre os problemas que afectam a nossa freguesia e vão apresentando propostas de resolução para os mesmos. Anónimos ou não, os textos vão revelando que existe uma grande preocupação quanto ao futuro da freguesia.

     Mas temos ainda um longo caminho a percorrer; as ideias vão surgindo, mas falta o mais importante: concretizá-las.

     Como é óbvio, o “nosso grupo” de reflexão não tem “base legal” para poder pôr em prática algumas das propostas apresenta das. Divulgamo-las, discutimo-las, mas não possuímos meios para concretizar aquelas que possam ser consideradas válidas. Por isso, reafirmamos a nossa disponibilidade para colaborar com as entidades que têm meios legais e … humanos, nomeadamente a Junta de Freguesia, a ADIMO e todas as outras associações (desportivas e recreativas) da freguesia.

      É, por isso, nossa intenção reunirmo-nos com algumas destas entidades, para que possamos manifestar as nossas preocupações e também as dos conterrâneos que têm vindo a participar no “blog” de reflexão.

     Já o começámos a fazer e vamos continuar nesta caminhada; já nos começámos a reunir com algumas das associações da freguesia, e é nossa intenção fazê-lo com todas elas.

     Sabemos  que  não  é  fácil  chegar a todos, o que torna árdua a nossa “missão”.

     Há divisões territoriais ridículas, interesses pessoais incompreensíveis, entre muitos outros aspectos que complicam a “tarefa” (esta não é apenas a nossa opinião; leiam-se os textos enviados pelos mourisquenses e veja-se o que “eles” vão dizendo).

     Acreditamos que é possível melhorar a imagem da freguesia e a qualidade de vida dos mourisquenses; é para isso que aqui estamos.

     Reafirmamos que nos apresentamos sem qualquer pretensão política. A nossa preocupação é meramente social.

     Haja vontade e … coragem para fazê-lo.

 

Próximas compilações

     Devido a uma maior participação que se tem verificado, as próximas compilações não terão a totalidade dos textos (como tem acontecido até agora).

     A partir da próxima edição, surgirão apenas alguns dos textos que nos pareçam mais pertinentes.

     Evitaremos também dar destaque a participações estéreis.

     Quanto aos outros textos, os nossos conterrâneos podem continuar a consultá-los na INTERNET, pois todos eles continuarão a ser publicados (excepto aqueles que entrem no campo do insulto, ou que contenham linguagem inapropriada).

 

Agradecimentos

     Aproveitamos para agradecer:

          - a todos aqueles que têm colaborado connosco no “blog;

          - às instituições mourisquenses que têm aceitado reunir-se connosco, revelando uma salutar abertura ao diálogo.

A REDACÇÃO



publicado por mouriscasmovimento às 19:54
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De Anónimo a 2 de Agosto de 2007 às 19:10
Comentários ao artigo da Redacção deste Blog, publicado em 01/08/2007:

Amigos conterrâneos e povo das Mouriscas em geral:

Entrámos em Agosto de 2007 com uma esperança renascida e, ainda que ténue, a mesma ultrapassa muito do que se fez nos últimos anos, em que os mourisquenses têm andado desavindos.

Chegou a hora de iniciar o diálogo entre as forças vivas da terra sem excepção. Coloque-se o interesse das Mouriscas no centro das atenções e bem acima das querelas geográficas, políticas, clubistas, etc., etc.

Somos uma Freguesia pobre, desertificada, desunida e a caminho da extinção (vejam-se as estatísticas publicadas pelos Censos de 1991 e 2001, salvo erro), para se perceber que esta terra está imparavelmente a caminho do desaparecimento dentro de algumas décadas.

Então estamos à espera de milagres!?...ou será que os mourisquenses gostam de ver os filhos partir, um dia, para outras terras e até para o estrangeiro!?..será que gostam de ver abandonadas e em ruínas as casas onde viveram os seus pais e avós!?...e este exemplo, infelizmente, é o meu caso.

Acho confrangedor ver mourisquenses causadores de divisões no nosso povo,e saber que também os filhos deles já partiram, e também os netos deles já não são mourisquenses . Este tem sido o preço que se está a pagar devido aos desentendimentos mesquinhos impostos por uns quantos.

Auto afastem-se todos aqueles que não têm condições para participar num Processo de UNIÃO DOS MOURISQUENSES . Será talvez a última oportunidade que os mesmos terão de sair de cena, sempre sem glória, mas pelo menos de forma civilizada. Fica o convite.

Tenciono voltar a este tema para exemplificar alguns dos obstáculos que poderão surgir no CAMINHO DA UNIÃO DOS MOURISQUENSES .

Saudações,

Patricio Silva

Post Scriptum : Gostaria de ver publicado no BLOG os comentários que a minha filha escreveu (25/07/2007) sobre o artigo de Susana Alves de 20/07/2007. Penso que será sempre interessante ver como os filhos dos mourisquenses , já nascidos noutros lugares, analisam a nossa Freguesia.


De Anónimo a 4 de Agosto de 2007 às 01:52
Mourisquenses ,

Embora em férias gostaria de dar mais uma achega ao presente artigo publicado pelo Blog e já comentado pelo conterrâneo Patrício Silva ;

Hoje apenas irei avançar uma pequena sugestão ao Blog, no sentido de ser criado um Comité que promova o diálogo entre os mourisquenses. O referido comité deverá ser formado por um representante da Junta de Freguesia, um representante de cada associação existente nas Mouriscas, um representante dos pequenos e médios empresários, e todos aqueles que queiram dar o seu contributo de forma individual.

Óbviamente o Blog também lá deverá ter o seu representante.

Depois de formado esse Comité, e identificados os tópicos mais importantes que devem ser debatidos, incentive-se o Presidente da Junta de Freguesia a promover um encontro alargado à população em geral, conforme já foi sugerido no Blog.

Assim se dará mais um pequeno passo na caminhada para o ENTENDIMENTO DOS MOURISQUENSES.

Que haja concórdia entre todos.

Cumprimentos e boas férias,

Leitor (XII)

P.S. - Reitero o que já foi salientado no Blog, que este deverá ser um MOVIMENTO CÌVICO DE CIDADÃOS (mourisquenses), independentemente das ideologias que cada um defenda.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

MOURISQUENSES ADOPTIVOS...

M O U R I S C A S ! ...

MOURISCAS COM ROCK INTERN...

...

Mensagens dos leitores (5...

Mensagens dos leitores (5...

MOURISCAS NA ROTA DO SEU ...

No próximo domingo...

Mensagens dos leitores (5...

Mensagens dos leitores (5...

arquivos

Outubro 2011

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Agosto 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Maio 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds