Se quiser participar neste BLOG, envie a sua mensagem para o seguinte endereço electrónico: mouriscas.movimento@sapo.pt - - - - - - - - - - - - - - Para nos consultar: http//mouriscasmovimento.blogs.sapo.pt
Segunda-feira, 23 de Julho de 2007
QUANDO UM EXAGERO DÁ LUGAR A OUTRO EXAGERO

(Texto escrito antes dos “comentários dos leitores” nºs 28 e 29)  

               

Nas andanças a que o empenho pelo Desenvolvimento em Mouriscas nos tem levado, as mais diversas e controversas opiniões sobre o assunto têm-se sucedido de forma muito alternada, e de modo a descortinar-se por detrás das mesmas uma forma muito pessoal de como cada um as sente e as vive, e as descreve em função da sua condição pessoal perante a Freguesia e as suas avolumadas necessidades.

Digamos que algumas disputas mesquinhas nesta Terra se têm registado, entre os adeptos de “A” e os favoritos de “B”, entre os moradores dali e os residentes em acolá, entre os colectivistas de “X” e os associados de “Y”, entre os conservadores do partido “W” e os radicalistas do partido “Z”, entre os empossados nos cordelinhos do mando e os necessitados na pele do seu dia-a-dia, enfim o viver dum povo ao qual em certa medida não é muito fácil fugir e que até contém uma boa dose de vitalidade, cem por cento preferível à apatia.

Não somos obrigados a ocultar esta situação, uma vez que ela existe e até é saudável descrevê-la tal como é, já que isso ajuda a identificá-la e alguma coisa ajuda a resolver também. – Mas atenção, tudo isso pode acontecer sem se levar ao exagero de fazer da situação uma tragédia, os exageros nunca foram saudáveis, e continuarmos ainda hoje apegados ao repetido exagero que todos os nossos males provêm dessas situações que são basicamente mesquinhas, é algo com que não concordamos. Insistimos que numa análise fria e desapaixonada à situação nua e crua que temos, ressalta muito evidente que aqui e agora a capacidade ou incapacidade para resolvermos os problemas que temos terá que partir de nós mesmos de um modo colectivo, organizado e inteligente, invocar pretextos de natureza diferente, é aceitar a continuidade da nossa pobreza, que segundo a sabedoria popular é sempre de espírito.

 

 

                                                                                                          B. Sério    



publicado por mouriscasmovimento às 01:11
link do post | comentar | favorito
|

4 comentários:
De Anónimo a 23 de Julho de 2007 às 23:08
Sr. B . Sério,

Foi muito oportuno o seu artigo, apesar de publicado após os comentários referidos (com os n.ºs. 28 e 29).

Não posso deixar de o felicitar, pois é sempre importante falar nos assuntos que mais nos tocam.. É preferível a fingir que tudo está bem e que esse tipo de questões já foram ultrapassadas....pertencendo agora ao passado!. Todos sabemos que não é assim!

Concordo com o B . Sério quando diz que "UM EXAGERO NÃO DEVE DAR LUGAR A OUTRO EXAGERO", pois não se deve dramatizar a situação mais do que o necessário, e muito menos partir para a "caça às bruxas", que isso não conduziria a nada.

Exorto os mourisquenses a usarem o vosso BLOG para que se parta para a UNIÃO DAS GENTES DAS MOURISCAS.

Já foi lançado um desafio ao Presidente da Junta de Freguesia das Mouriscas para que promova um encontro de Mourisquenses , esperemos que o mesmo não caia em "saco roto"!

Será preciso começar por lançar as bases desse MOVIMENTO DE UNIÃO, e depois registar as propostas que sejam apresentadas pelos que nele quiserem participar.

O BLOG MOURISCAS EM MOVIMENTO será muito importante em todo este processo, como meio de transmissão de ideias/propostas, etc.

Claro que um MOVIMENTO DE UNIÃO não deverá estar conotado com qualquer partido político, pelo que os mourisquenses que queiram aderir deverão fazê-lo enquanto cidadãos apenas, de outro modo esse MOVIMENTO ESTARIA CONDENADO A MORRER À NASCENÇA..

O importante é dar-se um passo de cada vez!

Cumprimentos,

Leitor (XI)

P.S. - Uma vez que foi referida a condição pessoal de pessoas que têm pronunciado sobre o presente tema, aproveito para aqui deixar a minha: o autor deste artigo é um mourisquense proveniente de uma família humilde/remediada, não resido actualmente na Freguesia, pertenço à classe média, fui antigo jogador da Casa do Povo e fui antigo sócio dos Esparteiros ". Para além disso tenho familiares na parte Norte e na parte Sul das Mouriscas, se me é permitida esta divisão geográfica!


De Anónimo a 24 de Julho de 2007 às 20:19
Caro conterrâneo "LEITOR",

Hoje compete-me a mim felicitá lo pelas iniciativas encetadas no sentido da união dos mourisquenses.

Nem todos concordarão com a ideia de ser o Presidente da Junta de Freguesia a dar sequência ao Processo, tal como ele foi delineado, porque deveria haver isenção política nesta matéria. Contudo sou dos que concordam que um Presidente de Junta de Freguesia, que seja responsável e competente, poderá e deverá estar á altura desta situação. Acima de tudo deverá criar as condições mínimas para que a ideia frutifique, não se espere muito mais do que isso, porque todos sabemos que não temos uma Junta de Freguesia a nadar em dinheiro!.

Penso que lançada a convocatória pela Junta de Freguesia, deverão ser as forças vivas da terra a aglutinarem-se no modelo de organização (Associação, Sociedade, Movimento, União, ou outra coisa qualquer que se entenda chamar-lhe). Aproveito para acrescentar que as referidas forças vivas são para além da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal (aqui poder á acontecer um milagre!), os pequenos e médios empresários mourisquenses , a ACATIM que deverá ter alguma experiência nas áreas técnicas e de formação, e outras entidades que entendam participar.

Terá que ser um Processo lento, porque necessita de uma grande preparação ao nível jurídico (estatutos, etc. ) e da própria legalização do modelo que seja o preferido dos mouriquenses , além de um local de instalação.

Não quero avançar muito mais neste hipotético, mas desejado por muitos, (re) encontro de mourisquenses , porque o desenvolvimento do assunto compete a todos.

Sei também que irão surgir os arautos da desgraça (bota baixismo tão tradicional e presente nas Mouriscas!), mas esses j á foram ultrapassados no tempo há muito tempo. Já fizeram os mesmos alguma coisa de vàlido pela terra?!

Também sei que irão surgir perguntas, assaz pertinentes, do género:" quem vai pagar os custos de arranque dum processo destes"?!. Para estes a resposta será muito simples: "terão que ser os mourisquenses de boa vontade, pois o dinheiro não cai do céu"!...Haverá sempre formas de os compensar (participações sociais, etc ) mais tarde.

Apenas precisamos da boa vontade de todos para por esta ideia em marcha!

-Sr. Presidente da Junta de Freguesia das Mouriscas "a bola está do seu lado",...vamos marcar golo?

Cumprimentos,

Patrício Silva


De Anónimo a 26 de Julho de 2007 às 23:37
Artigo de 24/07/2007, 20h19:

Rectificação:

Onde se refere ACATIM devia referir-se ADIMO.

Peço desculpa pela gralha e o incómodo que possa ter causado a qualquer uma das duas Instituições.

Patrício Silva





De Anónimo a 27 de Julho de 2007 às 14:43
"Quando um exagero dá lugar a outro exagero"

Comentários ao artigo de 23/07/2007:

1.º Parágrafo: Não se percebe o alcance das afirmações;

2,º Parágrafo: Não se identificaram os protagonistas das disputas em questão;

3.º Parágrafo: Parece que se tem medo de falar nos assuntos. Sem se conseguir vencer os "papões" não se consegirá qualquer reviravolta. Estão-se a enganar, pelo que o melhor será desistirem...ou mudar de atitude!

Conterrâneo


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

MOURISQUENSES ADOPTIVOS...

M O U R I S C A S ! ...

MOURISCAS COM ROCK INTERN...

...

Mensagens dos leitores (5...

Mensagens dos leitores (5...

MOURISCAS NA ROTA DO SEU ...

No próximo domingo...

Mensagens dos leitores (5...

Mensagens dos leitores (5...

arquivos

Outubro 2011

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Agosto 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Maio 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds